Esses dias eu estava passeando despretensiosamente num shopping aqui de Curitiba, e resolvi entrar numa farmácia só pra perguntar o preço do Bepantol. Sabe né, perguntar não faz mal, fora que meu Bepantol resolveu ficar depressivo e se cortar e aí não dá mais pra carregar na bolsa sem fazer melequinhas… Bom, mesmo assim, entrei, cumprimentei os farmacêuticos e balconistas e fui perguntar pro moço que tava atrás do balcão:

-Moço, quanto tá o Bepantol? (Com um sorriso, claro.. acho o UÓ pessoas que maltratam alguem que tá te atendendo, por mais que eles te olhem da cabeça aos pés e não dêem NADA por você haha)

–  Hummm… (Depois de digitar algumas coisas no computador) Tá 14 reais moça…

(Pera! Alto lá.. 14 reais no Bepantol? Tem certeza? Ele só pode tá brincando… Mas vamos dar o beneficio da duvida, né? Vai que é um Super-Bepantol tamanho família?)

-Ahhh, e esse Bepantol tem quantos gramas?

– É o mesmo de sempre moça, tem 30 g.

– 14 reais? Mesmo?

– Posso até fazer um descontinho, mas não dá pra fazer muito…

– Ahh não precisa. Muito obrigada!!!

Nessa hora só dei um sorrisinho simpático pro moço (de verdade, não demonstro indgnação pra eles.. coitados! Eles não tem culpa!), agradeci e fui embora…

Bom, vou explicar o porque da minha mini-revolta e indgnação… Sendo uma quase farmacêutica, eu conheço algumas coisas da área, né? Então, existe um negócio chamado “Preço Máximo pro Consumidor” que é o preço máximo (dããã) que pode ser cobrado do consumidor sobre certo produto. Esse preço é tabelado e atualizado periodicamente, e deve ser seguido por TODA farmácia, independente de ser de rede ou não. O PMC do Paraná do Bepantol é R$ 10,86. Logo, o Preço Máximo que eles poderiam cobrar seria esse valorzinho ai chamado PMC. E não os 14 reais miguelentos que eles queriam cobrar…

Caaaalma! Tudo bem.. eu sei que  R$ 3,20 pode não ser muito, apesar de que com esse valor dá pra compra uns 2 esmaltes lá nas lojinhas da Rua XV. Mas isso não importa! O que importa é a desonestidade e a falta de profissionalismo por parte dos donos/farmacêuticos dessas farmácias que permitem isso! A diferença entre os preços do Bepantol pode não acabar com a fome do mundo, mas pensa no valor que eles podem estar cobrando em cima de outros medicamentos mais caros?

Fora que, não sei vocês aí, mas aqui em casa (mamãe, irmãos) eles não tinham esse conhecimento sobre o PMC. Tá, papai tinha, mas ele não conta porque ele é médico! Hahahaha… De qualquer forma, as vezes vocês podem estar pagando muito mais do que deveriam nos medicamentos que vocês precisam!

Claro que não adianta criticar qualquer valor de medicamento que vocês acham absurdo… por exemplo, aquele anticoncepcional Yasmin é caro pra chuchu! Juro pra vocês! O preço de custo pras farmácias já é alto, e por isso chega perto de 50 reais para o consumidor. Mas esse valor para o consumidor segue a PMC.

“Mas então, porque algumas farmácias vende ele mais barato?”

Ótima pergunta! Algumas farmácias vendem mais barato porque, provavelmente, quando fizeram a compra, eles conseguiram condições melhores na distribuidora. Conseguiram descontos por comprar outros produtos, ou algo parecido. Mas é isso! Não pensem que é pura bondade das farmácias… é tudo marketing! Ahhh, e não se enganem, mesmo com descontos enormes, elas NUNCA saem em prejuízo!

Mas deixa eu contar o fim da história, né?

Depois dessa palhaçada na farmácia do shopping, peguei o carro, passei em uma outra farmácia e comprei o Bepantol novinho! Nessa farmácia, o preço normal era o PMC, mas ganhei um mini descontinho e paguei 10zão. É, 80 centavos não é muito também, mas já deu pra comprar uns chicletinhos pra ir feliz mascando pra casa…

OBSERVAÇÃO

Pra quem se interessou sobre como obter os valores do PMC de cada medicamento, existe um site fácil que vocês podem procurar.

http://www.consultaremedios.com.br

Só não esqueçam de selecionar o Estado que vocês moram, porque os valores de PMC alteram de acordo com a região.

Anúncios